A EA CRIOU O PIOR FIFA DA HISTÓRIA?

      8 comentários em A EA CRIOU O PIOR FIFA DA HISTÓRIA?

A EA criou o pior FIFA da história. Não sou eu que estou dizendo, leio isso todos os dias em sites, comentários, fóruns, Youtubers etc. Mas por que será que a comunidade fifeira está tão furiosa? É isso que vamos tentar descobrir ou entender, a partir de agora. Lembre-se, tudo que você ler aqui representa apenas a minha visão pessoal.

O PIOR FIFA DE TODOS OS TEMPOS

Essa frase “o pior FIFA de todos os tempos” viralizou na internet. Os principais motivos das reclamações são no aspecto gameplay. Com handicap, bugs que atrapalham a jogabilidade, conexão de internet falha, jogadas macetadas e falta de inovação.

Nos últimos anos, a EA se preocupou muito com o extra campo. Aliás, foi o modo que mais vemos mudanças nos últimos anos. Extra campo caprichado, melhorias gráficas, atenção às novas faces, modos de jogos atraentes. 

Tudo isso sempre foi muito atraente aos fãs da franquia, talvez isso fosse maquiando os problemas gerados em gameplay, mas chegou em um momento que os fãs disseram: CHEGA! Na minha visão, o gameplay é o ponto mais atrativo de qualquer jogo. O jogo pode ser lindo, mas se não tiver uma jogatina boa, fluida, que divirta, não vai.

Gameplay é gosto e gosto não se discute. Pra uns tal jogo pode ser bom, mas pra outros, pode ser ruim. Mas a grande questão é; não é que os fãs de FIFA estão achando a gameplay ruim. O ponto que vejo é que os problemas gerados em gameplay, estão tornando a experiência de quem joga em algo ruim, irritante, desanimador.

Eu mesmo vi um baita potencial no PES 2019, mais quando o jogo lançou, me desanimei, muitos erros, falhas me broxaram. Mas após a DlC 2.0, voltei a ficar atraído pelo jogo novamente, pois 90% das coisas que me irritavam, ajustaram.

Até o momento, a EA já lançou 4 updates do FIFA 19. Segundo ela, corrigindo erros que a comunidade reportava. Mas segundo grande parte da comunidade, não mudou nada, tudo não passa de um efeito placebo.

Caras, jogo FIFA desde a versão 2011. Até hoje, pra mim, nenhum superou o FIFA 12. Mas nessa nova engine, o melhor em gameplay foi o FIFA 17.

Sinceramente, não acho o FIFA 19 ruim, pra mim o pior de todos os tempos foi o FIFA 18. Mesmo que ainda existam vestígios dele na atual versão, não sinto ele problemático como as pessoas citam. Mas sou um usuário online e offline casual, e tenho achado o jogo bem divertido. Claro que um fanático de FIFA que joga todos os dias pode notar melhor o que de fato está bom e ruim.

ENGINE

Talvez a Engine seja a grande responsável pelas melhorias e não melhorias nos jogos. A atual Engine (frostibite) veio pra trazer muitas melhorias ao jogo. Mas toda engine, trás boas coisas, mas também perde outras. Meu grande medo é; não o que um jogo vai ganhar com a nova Engine, mas sim o que ele vai perder.

Vimos isso no PES 2013 para o PES 2014 e no FIFA 16 para o FIFA 17. Por isso, sou a favor que uma empresa só troque de Engine quando a mesma chegar no limite e, só depois de testes e testes, polimentos e mais polimentos. Ai sim, a empresa faz a troca.

Em recente entrevista, um dos produtores do PES citou isso, que eles pretendem trocar de Engine apenas na nova geração de consoles, pois é um processo que demora e precisa se analisar os riscos que essa mudança pode causar.

Confesso que embora eu fique ansioso pra Konami trocar de Engine, ao mesmo tempo sinto medo. Pois algo iremos perder. Sempre é assim, com qualquer jogo, com qualquer Engine.

QUAL O MOTIVO DA REVOLTA?

De forma geral, acredito que a maior revolta da comunidade fifeira seja pela pouca inovação de uma versão pra outra. Mudanças essas que não justificam um “novo jogo”. Outra coisa que tem que ser dita é que tem muito mané sem personalidade na internet. Pessoas que criam suas opiniões em cima do que seu Youtuber predileto fala. Pessoas que criticam sem ao menos ter jogado e por aí vai.

Outro problema que, pra mim é o maior de todos: são os fanboys. 70% do motivo do jogo estar assim hoje, são por culpa desses caras. Lembro-me que, na E3, tinha muitos elogiando o jogo, dizendo que era o melhor jogo da história e blá blá blá.

Manos, como se forma uma opinião tão POSITIVA de algo jogando meia dúzia de partidas? Jogando só offline ou só contra um amigo, como ocorre nesses eventos.

Obviamente, com os fanboys só elogiando, a EA capta o feedback que tudo está PERFEITO. Ai depois que o jogo lança, quando a grande massa tem acesso e os fãs jogam, aí sim se notam “N” problemas.

Isso ocorreu exatamente igual com o PES na E3. Eram só elogios dos fanboys que nada entendem de futebol. Quando o jogo chegou a todos os fãs que de fato gostam do jogo e, tem o olhar crítico, com 15, 20 partidas já conseguiram apontar diversos problemas.

Pra terminar nossa matéria, realmente não vejo o FIFA 19 sendo ruim, nem o pior, mas é apenas a minha visão. Cobrar é muito bom, pois com certeza, no FIFA 20, a EA vai trabalhar dobrado no aspecto gameplay, para que melhore e não sofra tantas críticas na próxima versão.

No final, quem ganha com as melhorias e suporte ao jogo são os fãs. Siga-me no Twitter @GalvaniRenan, deixei sua opinião e um grande abraço.

 

#FIFA19

 

LEIA TAMBÉM:

DLC 3.0 DO PES 2019 JÁ CONTÉM INFORMAÇÕES

8 comments on “A EA CRIOU O PIOR FIFA DA HISTÓRIA?

    1. Guilherme

      Concordo 100% com você. Não cito Gameplay pois cada um tem uma opinião, uns acham a gameplay do Fifa melhor, outros acham melhor a gameplay do PES, são opiniões diferentes e toda devem ser respeitadas. Tenho o FIFA 19 a pouco tempo, mas acho que ja disputei um numero legal pra formar uma opinião. em relação ao FIFA 18 (o que “”salvou”” o game foi a DLC da Copa do Mundo) o FIFA 19 é melhor, ate porque não pode ser pior.. em relação ao PES 2019, o fifa é melhor em alguns aspectos: Gameplay mais lisa, acho a gameplay do PES um pouco mais travada, no movimento dos jogadores. no FIFA corre mais liso, o meu estilo de jogo particularmente (toque de bola, futebol ofensivo, rápido) se encaixa melhor no FIFA que no PES que é só bola na área.. o PES comete erros ABSURDOS que não são desculpaveis. Alguns jogadores foram feitos com a cor de Pele errada… sim, jogadores LICENCIADOS feitos com o tom errado de pele. Jogadores duplicados.. clubes sem licença com nomes bizarros (no fifa, quando não tem clube licenciado, o clube tem o nome da cidade, Boca Juniors se chama Buenos Aires, por exemplo), qualquer clube, eu disse QUALQUER UM no PES toca a bola como se fosse o Barcelona. Não importa se tem jogadores ruins, com menos de 70 de overall e se a caracteristica é de retranca, menos de 10, 15 passes sem errar eles não dão, é um sufoco tomar a bola. no Online a maravilha sem servidor e jogadores que derrubam a partida (claro que no FIFA infelizmente existe, mas lá quando alguém derruba o jogo, a vitória é sua)… Ambos os games tem defeitos, essa imagem que tá no texto é 100% fake (não to acusando o autor do post de pegar imagem fake, eu to dizendo que essa imagem nunca aconteceu na gameplay, bom deixar claro). Existem videos de compilados de bugs do fifa onde 90% é tudo fake, assim como acontece com videos do PES.. acho o fifa um bom jogo, somente isso.

      Reply
  1. Guilherme

    Boa matéria Renan, fazia tempo que o blog não tinha materias uteis e produtivas (me sinto no direito de opinar como leitor do seu blog que sou, não leve a mal, é uma critica construtiva). Infelizmente há youtubers que criticam o FIFA por má fé, ou por vingança por algum motivo. o game tem defeitos sim, não são poucos. mas uma coisa devemos refletir. Se é o pior game da história, porque é mais vendido que o PES? porque tantas empresas especializadas dõa nota boa ao game? vão dizer que essas empresas são compradas, porque elogiaram o FIFA. Criticar o FIFA dá view, audiencia e é somente isso que os youtubers querem. a opinião de 90% lá eu ignoro, não entendem NADA de game. Tudo isso é minha opinião.

    Reply
  2. Marco

    Acho que aqui ninguém jogou os FIFAs do PS2… FIFA 99, 2000, 2001, 2002… Eram horríveis… FIFA 19 tá longe de ser o pior FIFA da história… Agora, com certeza, é o pior FIFA dessa geração, pelo menos até a chegada do FIFA 20…

    Reply
  3. Bruno A.

    Renan concordo contigo sobre o Fifa 12 foi o melhor da franquia até hoje e quiçá um dos melhores jogos da história do futebol virtual junto com Fifa 14 17 PES 2013 2011 WE ISS etc..Parece que depois disso tanto a EA quanto a Konami só pensam na jogatina e modos online e pior de tudo esqueceram da importância de um gameplay decente.Estou bem desapontado com o PES 2019 pois com o descaso da Konami com os modos Offline principalmente a ML perde graça jogar só amistosos ainda mais no Xbox One sem a OF fica um jogo broxante e enjoativo.Fifa 19 não comprei ainda esperando baixar o preço e sinceramente nem sei se vai valer a pena.É triste pra quem ama o futebol ver uma safra de jogos tão medíocres ainda mais na next gen .Atualmente estou jogando NBA 2K e jogos de tiro como o Wolfestein e COD. Renan é duro dizer mas o prazo de validade do PES é de no máximo 2 meses e olha lá com essa negligencia da Konami com a ML ainda mais no Xone que tem escassas opções de edição.abraços !!

    Reply
  4. Pingback: OFICIAL: DLC 3.0 CHEGA DIA 6 DE DEZEMBRO COM SURPRESAS

  5. Pingback: FACES QUE A COMUNIDADE DESEJA AO PES 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *