ANÁLISE PATCH 1.04 PES 2018 – OQUE MUDOU

      28 comentários em ANÁLISE PATCH 1.04 PES 2018 – OQUE MUDOU

Fala pessoal beleza ? hoje farei uma análise sobre o PATCH 1.04 do PES 2018. Afinal o que mudou, será que mudou ? Demorei um pouco para criar esse post, pois precisei jogar bastante para ter certeza do que estou falando e, claro, baseado em cima do feedback da comunidade.

Antes de mais nada, já deixo claro, que isso se trata unicamente da minha opinião. Óbvio que muitos vão discordar, outros tiveram outras sensações sobre o PATCH. Portanto, ao final, deixem seu comentário sobre tudo que gostaram e não gostaram.

Preciso deixar claro, algumas coisas antes de começar a análise; O grande responsável por esse PATCH foi Kei Masuda. O cara trabalhou na franquia do PES 2011 á PES 2013. Foi um dos responsáveis pela criação da FOX ENGINE. Era o braço direito de Kojima.

Depois do PES 2014, ele foi trabalhar em outras áreas, o PES 2014 era para ter sido incrível na mão dele. Porém era para ter sido lançado apenas na nova geração de consoles. Em ultima hora a Konami decidiu lançar a nova Engine para Ps3. Foi ai que cagaram em todo código do jogo, para adaptar a poderosa Engine nos consoles já atrasados em poder.

Masuda chegou para o PES 2018 e fez milagres em cima do desenvolvimento de 3 anos. Faces, Iluminação de estádios, textura, cenas da ML etc. Portanto deixe o homem trabalhar, PES 2019 será promissor na mão dele.

Após a incrível beta online, a Konami mudou drasticamente o gameplay. Porém a comunidade reclamou, Masuda sentou com a equipe e trouxe aquele gameplay de volta, com muitas melhorias, vamos a elas:

L1 (CURSOR)

Era um ponto que a comunidade reclamava muito. De fato atrapalhava demais a jogatina. Com o PATCH, posso afirmar que o problema foi melhorado em 99%.

PASSES

Uma das coisas que mais me irritavam eram os passes. Você mirava em um jogador, ele tocava em outro. Atrapalhava demais um contra-ataque. Com o PATCH, embora ainda ocorra em algumas vezes, a melhoria foi em 90%.

IA DE ATAQUE

Ficou nítido o quanto a IA de ataque está mais esperta. Os jogadores parecem entender sua jogada, em tabelas eles fazem ultrapassagens. Abrem mais espaços nas laterais para o toque de bola.

IA DEFENSIVA

Teve sim melhorias, principalmente nos botes mais seguros e eficazes. Embora a zaga, as vezes ainda deixe espaços bobos, ou deixam atacantes mais velozes tomar a frente. Tivemos sim melhorias. Talvez mais alguns ajustes na IA, fique perfeito.

VELOCIDADE

Para mim a velocidade não foi aumentada nem reduzida. Está no ponto perfeito, o que mexeram, foi no comando. Jogadores executam com mais rapidez dribles e passes, o que melhorou em muito a gameplay. A resposta entre apertar o botão e o boneco responder foi ajustada. (Lembrando que toda minha avaliação do PATCH, se faz tanto em jogos online como off-line)

FÍSICA DA BOLA, REDE E TROMBADAS

Tivemos melhorias na rede do gol. Agora ela se balança de forma mais real, de acordo com a força do chute.

Na física da bola também senti melhorias significativas, onde vemos claramente que ela tem maior variáveis. Ou seja, antes do PATCH, parecia que ela já tinha um traçado a seguir. Agora ela está muito mais “solta”.

O que deu a entender para muitos, que os goleiros estão frangueiros. Enquanto não! Pelo fato da bola não estar indo mais em 3 direções como antes, meio, esquerda, direita. Obvio que dificulta mais pra IA pegar todas as bolas, antes “já programáveis”.

As trombadas, também tiveram ajustes. Quando os jogadores se “batem” o movimento de força deles, ou até mesmo da caída ao chão, está mais real.

CPU

A maquina está mais esperta. Menos “apelona” em jogadas manjadas. Eles variam mais as jogadas. Arriscam dribles, chutes de fora da área e comentem mais faltas. Embora o numero de faltas, ainda precisa ser ajustado.

JUÍZ

Melhoraram, aplicam a lei da vantagem de forma correta, estão mais rigorosos, mas ainda marcam poucas faltas. Talvez seja pela “CPU” jogar de forma mais limpa, menos agressiva. Precisa de ajustes leves. Mas teve sim melhorias eficazes.

BOLA E JOGADOR COISAS DISTINTAS

Algo que tinha de bom na beta online era isso. Bola e jogador sendo coisas separadas. Porém até a DLC 2.0 a Konami tinha grudado “a bola no pé” novamente. O que deixava o jogo bem robótico, jogadas previsíveis. Com o novo PATCH. A Konami separou novamente esse quesito.

Agora sim está ótimo. As jogadas se tornam mais reais, menos previsíveis. Jogadores as vezes deixam elas escapar do pé, do domínio. E, é isso que ocorre no futebol real. Ficou muito bom de se jogar. Espero que permaneça assim.

NOVAS ANIMAÇÕES

Novas animações foram adicionadas, isso é otimo, da mas vida ao gameplay, além dessas, já vi outras em passes.

 

OUTROS AJUSTE

Tivemos leves melhorias na parte gráfica, como melhor definição da imagem e texturas, Além de ajustes na iluminação do campo. Tudo muito sutil, mas teve.

Alguns usuários notaram melhorias, no som do chutar a bola e, em movimentos novos na torcida localizada trás do gol.

MINHA CRÍTICA

Gostaria que em futuros PATCHS. A konami detalhasse mais, o que de fato foi ajustado e melhorado, desde gameplay a gráficos. Isso nos assegura mais, de que realmente, o que sentimos foi alterado.

Em geral diria que o jogo melhorou em 80% assim como a aprovação da comunidade. Além disso, o animo de jogar novamente voltou.

É claro que, muitos não gostaram, muitos como eu adoraram as mudanças. Vejo muitos Pro Players, reclamando e claro que estão no direito deles. Afinal temos que nos readaptar a ” nova jogabilidade”

Mas entendam agora a dificuldade que é para uma empresa em jogabilidade agradar a grande massa ?

Me sigam no Twitter para não perder nada @GalvaniRenan. Grande abraço a todos e comentem bastante.

 

#PES2018

 

LEIA TAMBÉM :

tudo sobre a DLC 3.0

28 comments on “ANÁLISE PATCH 1.04 PES 2018 – OQUE MUDOU

  1. Eric Gnadt

    O jogo melhorou drasticamente, agora quem tem que melhorar sou eu, tô tomando um calor na ML e olha que eu jogo no nível “craque”, que pra muitos é treino. Abraço mano, ótima análise.

    Reply
  2. RASANGUI

    Para o amigo acima: Que nada, o nível craque também tem algoritmo complicado da CPU virar o Barcelona. O jogo em qualquer modo de dificuldade te obriga a sofrer, e isso é MUITO bom.

    O jogo te obriga a criar sua filosofia de trabalho com a equipe escolhida e ir tendo padrão de jogo passo a passo, deixando um legado de atuações constantes. Isso é MUITO BOM, mas carece de muita aplicação e determinação. Ainda bem, assim a gente tem vontade de jogar mais vezes.

    Vou dar 1 panorama disto:: Jogo com Milan. Enfrento 38 rodadas do Calcio e tenho estudado e anotado estes detalhes de todas as equipes(desde o PES 2015), assim eu sei como jogar como cada 1 delas. Até porque a proposta ofensiva – defensiva delas não mudaram em 3 anos haha!!Vantagem fantástica.

    EXEMPLO: MILAN VS SASSUOLO:
    SASSUOLO:4-3-3:JOGAM NO CONTRA ATAQUE.PROVOCADOR:PASSE LONGO.AMPLA FLEXIVEL.AUTO DEFENSE.CENTRO.AGRESSIVA.
    INSTRUÇÃO AVANÇADA QUE USAMOS:PRESO AS ALAS + FALSO ALA.
    PROPOSTA DEFENSIVA QUE USAMOS:AUTO DEFENSE Ampla Tradicional pra frear as bolas longas do Sassuolo.
    INSTRUÇÃO AVANÇADA 2 QUE USAMOS:PIVO CONTRA ATAQUE + DEFE RECUADA.SIM, COMPACTAÇÃO SEM PRESSÃO OFF.
    Plano B:Falso ala/tick tack + rotação. PIVO CONT, DEFE RECUADA. pressão off e depois pivo contra.

    Desta forma, se o Sassuolo virar o Barcelona e começar a TOCAR MUITO A BOLA, já tenho plano B pronto. Nem sempre ganho, claro, mas mesmo nos modos Profissional, Craque, Estrela e Lenda você sofre pra caramba em muitos jogos.

    É Renan, o jogo melhorou MUITO. Concordo com tudo. Parabéns a todos.

    Reply
  3. mauro filho

    Sobre o patch eu assino tudo em baixo.Houve. sim grandes melhorias, mas nao que trouxesse de volta a jogabilidade compassada e trabalhada da beta online. Que aios tem graça um jogo onde se obriga a correr por todos os campos o tempo todo? Nenhum jogo da vida real e assim, se dao poucos passos, trocam muitos passes e ai sim ao chegar no campo de ataque, correr e emplacar um ataque rapido. E nao sair engatando a 5° marcha correndo de ponta a ponta como e no pes. Nao sei se o campo e pequeno, ou se a comunidade so gosta de jogar correndo, mas sinto falta de trabalhar a bola simulando um jogo na vida real. E antes que digam, ninguem que joga comigo aceitam jogar no -1 ou -2. Entao torço pra konami copiar a movimentaçao e o estilo de jogo do RUSH FOOTBALL 2. Acabem com a produçao para geraçao antiga, cortem esse maldito cordao umbilical que afoga voces, e colham os frutos de uma nova era. Parabens ao post, sou um fa do seu trabalho renan.

    Reply
  4. Murilo Lisboa

    Muito legal a análise, concordo bastante. Eu jogo PES e FIFA, mas esse ano o PES me agradou muito mais na jogabilidade e até mesmo na questão gráfica. Venho jogando bastante e as modificações do patch deram realmente uma nova roupagem ao jogo. Será que vai ter Patch junto com o DP 4.0 também? Abraço e parabéns pelo texto.

    Reply
  5. MYPESBRASIL

    Olá mano!
    Vc falou tudo ? assino embaixo.
    Simplesmente o jogo está a outro nível,
    A galera aqui que joga os torneios elogiaram muito.

    Falaram assim. Finalmente o #pes voltou ??

    Reply
  6. Guilherme

    Fala Renan. Não consegui excluir os jogadores como você falou, apertei Y e não consegui excluir, como faço isso?? eu vou excluir o jogo e adicionar de novo e editar tudo de novo. esse patch emergencial que a Konami vai lançar vai bugar os dados de novo?

    Reply
      1. Guilherme

        Sim eu sei, perguntei se devo colocar a opção atualizar seleções ou se isso não muda nada. eu não consegui excluir os jogadores apertando Y, como faço?

        Reply
  7. Fabiano

    Muito boa a avaliação Renan, realmente o pes 18 está jogável. sempre há o que melhorar mais o pes deu um salto nessa questão de melhorias eu particularmente gostei muito do toque e dos passes eles estão bem mais refinados, realmente agradável de se jogar. Só gostaria que a Konami trabalhasse na movimentação dos jogadores trouxesse o jeito de correr e de se movimentar como na vida real por exemplo tipo como o FIFA 18 fez com Cristiano Ronaldo e Robben seria show na questão movimentaça. Konami já deveria ter te contratado Renan seria nossa visão aqui fora um abraço.

    Reply
  8. Guilherme

    Renan, me tire só mais uma dúvida: esses jogadores fakes vieram só no meu jogo (por causa do back-up de dados editados) ou mesmo com a DLC 3.0 alguns fakes permaneceram no jogo? abraço

    Reply
      1. Guilherme

        Então não preciso desinstalar o jogo de instalar de novo? posso ficar tranquilo? achei que apenas o meu tinha bugado por causa dos dados editados kkk

        Reply
  9. Djuan

    Renan, não sei até onde vai seu nível de programação, mas vê se vc consegue me responder: ontem jogando o modo Coop x Comp um dos jogadores do meu time desconectou e automaticamente, a CPU assumiu o controle desse jogador, ficando 2 player + uma CPU contra a CPU. Já aconteceu também algumas vezes jogando 1×1 do cara do outro lado desconectar e a CPU assumir o controle do time deleindo até o final da partida, inclusive já tinha aocntecido no PES 2017. Qual a possibilidade de incluírem esse tipo de mecanismo no jogo?
    Achei até uma boa ideia, pelo menos a partida não seria invalidada.

    Reply
    1. Renan Galvani Post author

      Isso já ocorre, questão que nessa competições q a konami lança, é obrigatorio ser com um parceiro, por isso quando ele sai e a cpu assume, se desconecta, até pq ganhar sozinho é mais facil do que ganhar via coop., além disso evita trapaça de vc entrar com um amigo, e ele sair de proposito pra vc assumir sozinho e ganhar o desafio da semana. portanto, não é erro da konami, é proposital e não vejo num futuro eles mudando isso

      Reply
      1. djuan

        Pô, mas seria uma boa. Imagina, vc ta ganhando do cara, aí ele vai e tenta derrubar a partida e vc continua a partida normalmente. Daí vc pode ganhar ou perder normalmente como se fosse contra ele. Acho mais justo.

        Reply
  10. Pingback: LIGA COLOMBIANA E TIMES URUGUAIOS EM PES 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *