COMO FUNCIONA O LICENCIAMENTO DAS LIGAS NO PES E FIFA

      17 comentários em COMO FUNCIONA O LICENCIAMENTO DAS LIGAS NO PES E FIFA

Infelizmente vejo muita gente desinformada de como funciona o licenciamento das ligas presentes no PES e FIFA. Na verdade, muitos nem culpo, pois as empresas não são muito aberta ao publico sobre essa questão e, nem devem ser mesmo.

Um dos pontos chaves do sucesso de vendas de uma franquia de futebol, está diretamente ligada ao licenciamento e toda negociação anual que envolve, consumidor, empresa e as ligas. Por isso, as empresas, Konami e EA tentam guardar suas conquistas e contratos em sete chaves.

PREMIER LEAGUE – PL

No caso, a liga em si, é exclusiva da EA, nela a empresa tem direito de usar tudo. Desde scan faces de jogadores, a placares, bola, taça, times e estádios de todos da primeira divisão. Aqui se torna a unica liga que ao ser adquirida, além do direito de imagem do time, também pode se usar os estádios dos times (1º divisão).

Com isso a Konami, só tem direito a 2 times licenciados em total, por divisão. Os estádios desde que não sejam exclusivos, ela pode negociar a parte e usa-lo. Mas no caso a Konami prefere usar apenas estádios dos times parceiros que ela licencia, no caso do PES 2018, temos do Liverpool e Arsenal.

LA LIGA

A mesma se tornou exclusiva da EA, porém não da a empresa direito dos estádios, os mesmos, caso queiram, tem quer ser negociados a parte. Aqui atualmente, nunca foi dito nem pela liga ou pelas empresas ,qual numero de times que a Konami poderia licenciar, atualmente são 3.

Mas claro que tem um limite, se não, não faria sentido existir exclusividade por parte da E.A. Porém deve seguir padrão da Bundesliga, com apenas 3 times.

Vale só lembrar que nesses times Europeus, (menos da Bundesliga) mesmo não estando licenciados no PES, jogadores, faces ,nome, status são todos reais, nada fake. O motivo se dá, por serem todos associados ao FIFPRO. Dando direito de uso da imagem dos atletas.

BUNDESLIGA

Aqui se faz mesmo padrão da La Liga, exclusividade da E.A, dando a Konami apenas ao uso de 3 times, embora esse contrato tenha mudado em algumas partes, segundo Bronzoni em entrevista, esse numero talvez possa aumentar a partir de PES 2019. Os estádios são negociados de forma a parte.

LIGA ITALIANA , FRANCESA E SELEÇÕES.

As seleções são todas negociadas a parte, cabe a Konami e EA chegar a um bom senso e valor, bom para ambas as partes e pronto.

Liga Italiana, não é licenciada em nenhum game, porém por serem atletas associados ao FIFPRO, ambas empresas usam a imagem real dos clubes e jogadores. Essas 2 ligas não oferecem vantagem algumas as empresas, em fechar com a liga licenciada. Já que a mesma dá o direito, do logo da competição, bola e taça. O mesmo ocorre com a Liga Francesa.

LIGAS LATINAS

Aqui o bicho pega, pois além de não termos nenhuma associação que garanta direito a imagem dos atletas. Muitos clubes também nem se quer tem direito a imagem desses jogadores. É o caso do nosso campeonato Brasileiro. Aqui as licenças tem que ser adquiridas clube a clube e muitas vezes jogador a jogador.

Além disso, não temos direito a estádios e, apenas bola, taça e escudo da competição. Espero que agora tenham entendido como funciona as burocracias.

Me siga no Twitter para não perder nada @GalvaniRenan, grande abraço e bom final de semana.

 

#PES2018 #FIFA18

 

LEIA TAMBÉM :

OQUE MELHOROU COM NOVO UPDATE DO FIFA

 

17 comments on “COMO FUNCIONA O LICENCIAMENTO DAS LIGAS NO PES E FIFA

  1. Guilherme

    Mais uma grande matéria desse site, era necessária uma matéria explicando essa questao das licenças, parabéns Renan. Se possível, me tira uma dúvida: A EA não tem o mesmo padrão de licença da La Liga como tem na premier league (me refiro a estadios) por opção da empresa ou porque foi o que deu pra fechar?? Porque não temos mais estádios alemães no FIFA? e existe alguma chance dos estádios Portugueses (Benfica, Porto e Sporting) voltarem ao PES ou ao FIFA na proxima edição? abraços

    Reply
    1. Renan Galvani Post author

      Isso quem determina é a liga, no caso apenas a PL oferece pacote completo, o resto das ligas, apenas os times,bola,taça, como o caso da La Liga. estádios alemãs,depende da EA correr atras dos estadios de forma individual. sobre estadios portugueses,pelo lado da Konami apenas se ela fizer parceria com algum time, tipo porto ou benfica… ja a EA não leva o mercado portugues ainda com prioridade de vendas, por isso nao foca nos estadios de lá

      Reply
  2. Guilherme Duran

    Renan por que a Série A Tim não está licenciada nem no FIFA e nem no PES e por que a segunda divisão da Itália tá totalmente genérica no PES e no FIFA tem alguns times licenciados

    Reply
  3. Guilherme Duran

    Como funciona a Championship será que pode ou não usar mas de 2 times a Konami já que parece que Leeds e Aston Villa serão os novos parceiros da Konami já que não há cláusula no contrato da EA com EFL

    Reply
  4. Eric Gnadt

    Mando, qual é o critério para as faces dos jogadores? No PES o Casemiro é igual e no FIFA nada parecido. Mesmo com menos licenças achei o PES muito superior neste quesito até mesmo em jogadores menos conhecidos. No FIFA existem inúmeros jogadores genéricos mesmo eles sendo conhecidos. Abraço.

    Reply
      1. Eric Gnadt

        As DLC’s do FIFA incluem novas faces ou apenas chuteiras, correção na jogabilidade…? Pode ser que em alguma DLC tenha faces novas? Obrigado pela atenção.

        Reply
  5. Eric Gnadt

    Mano, qual é o critério para as faces dos jogadores? No PES o Casemiro é igual e no FIFA nada parecido. Mesmo com menos licenças achei o PES muito superior neste quesito até mesmo em jogadores menos conhecidos. No FIFA existem inúmeros jogadores genéricos mesmo eles sendo conhecidos. Abraço.

    Reply
  6. FIFA MASTERS OFICIAL

    Acho que jä disse isto no twitter e vem-se confirmando:
    Atualmente a EA tem como.exclusivos clubes como:
    Real Madrid
    Manchester’s
    Juventus
    Bayern
    Chelsea

    E Ligas como:
    Laliga
    Bundesliga
    Premier League

    Ora o que quero dizer e isto:
    Tendo o Real Madrid exclusivo, e sendo que para se ter a LaLiga tem de se ter todos os clubes, a Konami nao pode nem consegue sequer ter a licença da Laliga pelo meno ate ao PES2020!

    O mesmo sucede com o Bayern-Bindesliga, Manchester, Chelsea – Premier e Juventus- SerieATim !

    No entanto o contrario tambem se aplica pois nao tem sentido a konami ter a LaLiga sem o Real Madrid!

    Reply
  7. Pingback: KONAMI DANDO UMA AULA DE E-SPORTS PARA EA

  8. Pingback: ADAM BHATTI - MODO OFFLINE É OUVIDO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *