FOX ENGINE ESTÁ NO FIM DO CICLO ?

      25 comentários em FOX ENGINE ESTÁ NO FIM DO CICLO ?

O rumor que saiu na semana passada, foi que a FOX ENGINE, atual Engine do Pro Evolution Soccer, estaria no fim do ciclo. Um Ex editor da base de dados do PES, afirmou que teve informações certeiras que o PES 2019 será o ultimo ano com a Fox Engine.

É claro que mais cedo ou mais tarde isso irá ocorrer, mas vamos com calma e tratar isso como rumor. Afinal hoje em dia, qualquer informação, nego já sai espalhando pra todos os lados como verdadeira. Por isso darei, minha opinião.

FOX ENGINE

Todos nós sabemos que a Fox Engine, é incrível, uma Engine totalmente focada no foto realismo. Porém ela não foi criada pra jogos de futebol. Toda criação veio de Kojima e sua equipe, para o jogo Metal Gear Solid V. Na época, a Konami aproveitou o embalo e juntou ao PES.

Hoje em dia isso é normal, vemos várias empresas deixando suas Engine padrão para todos os seus jogos, um exemplo é a EA, que hoje usa a Frostbite em todos seus jogos. No caso do PES, houve um mal planejamento. Já expliquei isso antes.

A Engine era para ser lançada apenas para nova geração de consoles, de ultima hora, decidiram lançar para PS3, ai tiveram que enxugar muitas coisas do código, para que os consoles aguentassem o poder, e o resultado foi esse que conhecemos.

Depois teve a saída do Kojima, o pai da Engine, ai lascou de vez. Uma engine totalmente poderosa, mas sem o total conhecimento da PESTEAM. A Konami então fez o processo de adaptação da Engine para o PES.

Funcionou ? sim. Mas ainda sim, vemos que a FOX, tem códigos enraizados nela, que não permitem que os produtores avancem com novas features. Um exemplo são as cenas em tempo real, todas são feitas em cenas montadas já programadas pra ocorrer.

Isso é um dos motivos que não temos gandulas pegando a bola, jogadores se aquecendo na beira do campo, além que as cenas de faltas, comemoração de gol, são todas feitas em cutscenes.

É possível recriar isso com a FOX ? claro que é, mas o próprio Adam já falou sobre. Que a equipe já tentou fazer, mas não ficou legal, exigia mais tempo de testes e tempo era algo que eles não tinham, pois o jogo precisava de coisas mais importantes naquele momento.

TEREMOS UMA NOVA ENGINE SIM OU NÃO ?

Claro que teremos, apenas não dá pra afirmar se será no PES 2020, 21…. mas separei umas teorias minhas pra vocês.

Eu, acredito que essa troca, será no PES 2021. Em 2020, ano que se lança o PES 2021, é o ano que a Sony e Microsoft devem lançar seus novos consoles. Provavelmente essa Engine faria a estreia no PS4 em Setembro e em novembro/dezembro, mês que lançaria os novos consoles, teria uma versão otimizada, ou uma nova versão do jogo junto aos novos consoles.

Isso traria melhores frames e texturas junto ao novo console. Divulgando assim o verdadeiro poder de uma nova geração de consoles. Lembrando que isso deve ocorrer com todos os jogos, igual foi a transição da era PS3/PS4. Onde jogos eram lançados pra ambos consoles, porém com a qualidade superior no PS4, pra mostrar o seu desempenho.

MEDO

Claro que quando pensamos em troca de Engine, logo bate aquele PUTA medo. Na hora me vem o PES 2014 na cabeça. Mas com certeza os japas não irão cometer os mesmo erros e, já devem estar sim fazendo o planejamento da nova Engine.

O rumor fica ainda mais forte, quando lembramos que a 15 dias atrás, a Konami estava e esta contratando novos funcionários pra criação de games. Com certeza isso não é para o PES 2019, que já esta em fase de testes e testes, pro lançamento de beta, demo etc.

COMO SERÁ O PORT ?

No PES 2013 que a Engine era a Havok, para o PES 2014, nada foi aproveitado. Eram Engines que não “se falavam” então tudo, TUDO teve que ser feito do zero. Data base, faces, uniformes etc. Porém hoje as coisas são mais fáceis.

Um exemplo é a EA, que usava no FIFA 16 uma Engine e depois no FIFA 17, mudou. Porém fez um PORT de todo sua base de dados, faces, uniformes, modos, cenas. Oque facilita e muito o trabalho de continuação de desenvolvimento do novo game.

Claro que rola adaptações, nova física, polimento gráfico, porém muito menos trabalho que começar do zero.

Com certeza a Konami fará isso em sua nova Engine. Manteremos a base, os dados e será tudo adaptado a nova Engine, sem aqueles problemas enraizados no código.

A fonte ainda cita que essa engine não é terceirizada e sim criada pela própria Konami. Oque já facilitaria em muito, o desenvolvimento e a criação de novas features. Já que a mesma, terá total controle de cada ferramenta.

COISAS BOAS E RUINS

Toda nova Engine trás coisas boas e ruins. Eu não acredito que uma nova Engine seja uma evolução da Fox Engine. Até porque, não é isso que as empresas fazem. Elas realmente usam um novo produto, pois sai mais barato investir no novo, do que ficar fazendo gambiarras e adaptações pro velho.

Por isso, podemos ganhar muita coisa com essa nova Engine, assim como podemos perder algumas coisas, que só aquela engine em especifico proporcionava, com aquela qualidade.

Bom pessoal, isso também é algo que não devemos pensar por agora, tudo está muito longe ainda e são apenas rumores. Eu só queria esclarecer, pois esses rumores geram muitas dúvidas, mentiras e desinformações.

Vamos focar no final do ciclo do PES 2018 e no início do PES 2019, pois em breve deveremos ter muitas informações oficiais do jogo.

Me sigam no Twitter para não perderem nada GalvaniRenan. Um grande abraço a todos e comentem bastante. Bom inicio de semana meu povo.

 

#PES2018 #FOXENGINE

 

LEIA TAMBÉM:

VAZOU O PES2019

 

 

 

 

25 comments on “FOX ENGINE ESTÁ NO FIM DO CICLO ?

  1. Djuan

    Eu acho que a FoxEngine usa todo seu potencial na qualidade gráfica, por isso não sobra espaços pra cutscenes, animações e até os modos de jogo são afetados.
    Tomara que uma nova engine traga de volta todos aqueles itens que a comunidade tanto pede.

    Reply
  2. FIFAMASTERSOFICIAL

    Renan antes de mais nada! Lave suas mãos antes de me acusar de estar a copiar você! Exigo respeito!
    Foxengine só é boa para faces dos jogadores! Engine rustica! Muito ruim!!!
    Frosbite e a mais alta tecnologia, faz corpos esculturais de jogadores, topissimos aqueles franceses grandões que a EA faz! Me Ferreto todo! Pé em riste

    Reply
  3. Guilherme

    Fala Renan! me corrija se eu estiver errado, mas a Frosbite não é considerada o melhor motor gráfico da atualidade? A EA usa a Frosbite desde o FIFA 17. E quanto a Fox Engine, a decisão mais inteligente seria trocar a engine quando sair novos consoles, como você falou. Mas você acha que a Fox Engine aguenta até 2021 ou até lançarem novos consoles? bela matéria. abraços

    Reply
  4. Guilherme

    Sei que é uma matéria do PES, mas me tire uma rápida dúvida sobre o Fifa. Essa DLC contendo a copa do Mundo que a EA anunciou hoje vai tirar alguma selação não licenciada no jogo? ou só vai acrescentar as que estão na copa? abraços.

    Reply
  5. Besourinho

    Renan meu caro…agradeço pelo post. Eu nao sabia o nome da engine do pes 13…a entao Havok. A engine nao era muito boa. Sabe curti demais o 13, mas a movimentaçao era muito robotica e travosa, por outro lado, nos entregou um jogo completo, rico em animaçoes, conteudos e liberdade de ediçoes. Tanto que ate hoje patchs para o 13 reinam em. F
    sites e foruns. Quanto a nova engine, eu ja falei aqui e repito: dou credito sim para as mudanças. Eu digo sim para o novo. Ate porque, se a konami tivesse desiatido de polir a fox engine no 14, o pes 2018 nao viria essa belezura grafica que voces jogam hoje, que eu ja falei que nao jogo porque vendi meu pc pois to desempregado. Enfim: nao entro na hype pra nao me decepcionar mais; todavia, os graficos novos sao lindos e impressionantes. Acho que ela muda para uma nova engine no pes 20, ja com o nome winning eleven e afundar de vez o nome pes, pra jogar no esquecime.to junto com os anos de derrota e reclamaçao.

    Reply
  6. Paulino

    Como você sitou que cutecenas fodas levaria muito tempo digo de testes e a konami não tinha esse tempo, estou aqui pensando porq eles iriam contratar tantos e tantos programadors……se o motivo não é pra o proximo pes digo o PES 19. Eu acredito que eles varam tentar emplementar algo de novo ainda com a fox engine….abraço fuiiii….

    Reply
  7. Paulino

    Me lembro de uma materia sua quando ainda usas o blog….que falava sobre a fox engine onde dizia: que a fox engine poderia sofrer um
    upgrade, então eu acredito que ela vai continuar e por muitoooos anos…..e outra coisa os japas poderiam ou estão estudanda o maximo com fazer aquelas tantas e tantas feautures que tinhamos nos jogos passados…
    Pra me ela permanecera so que o PES 2020 OU PES 20…Vai nos supreder ainda mais entermos de conteúdo.

    Reply
  8. Pingback: EA ANUNCIA A DLC DA COPA DO MUNDO NO FIFA18

  9. Thiago SOu Xbox One

    Eu prefiro comemorações em cutscenes do que aquela coisa porca do Fifa! Sempre foi assim e não vejo porque a Konami mudar isso! Fifa hoje virou uma coisa ridícula! Parecem zumbis correndo atrás de uma bola!

    Reply
  10. Pingback: LIGAS DO PES 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *