UNREAL ENGINE 4 A NOVA ENGINE DA FRANQUIA “PES”

      20 comentários em UNREAL ENGINE 4 A NOVA ENGINE DA FRANQUIA “PES”

De forma oficial, a Konami disse que a Unreal Engine 4 será a nova engine do PES 2019 mobile. O game será lançado em Dezembro, mas ainda sem data oficial. Isso causou um alvoroço na comunidade, que espera no futuro, a engine na versão de consoles. Nesse post, irei explicar tudo sobre essa engine, e se ela virá mesmo ou não, para consoles, no futuro.

UNREAL ENGINE

A Unreal Engine foi criada em 1998. Nesse ano, a poderosa engine completou 20 anos de existência, e 20 anos de constantes atualizações. Em 2012, ela chegou na sua versão 4.0. A Unreal Engine é uma das engine mais queridas e usadas no mundo, tanto por pequenos, quanto por grandes desenvolvedores.

Além de “leve”, a engine se tornou gratuita em 2015, pela Epic Games. Sim, você leitor pode se cadastrar no site da empresa, baixar a engine e brincar de ser um produtor de games. Ela contém muitos presets já pré prontos, para já se ter uma base, de acordo com o estilo de jogo que você deseja desenvolver.

Obviamente, para profissionais existem presets para se comprar, onde neles, inclui texturas, iluminação, sombras etc. Além disso, estamos falando de uma engine super versátil, leve e poderosa.

Nela, diversos jogos são feitos, tanto para celulares, como para consoles e PC. Inclusive na plataforma Nintendo Switch, ela é uma das engine preferidas e é adotada pela Nintendo na criação de seus jogos.

Confirmado por um representante da Epic Games Japão, existem atualmente mais de 20 jogos Japoneses que estão a ser desenvolvidos com o Unreal Engine 4 para a Nintendo Switch, o novo console híbrido da Nintendo.

FOX ENGINE

A Fox Engine, embora poderosa, é uma engine de fotorrealismo. Criada pela equipe do Kojima, exclusivamente para Metal Gear Solid V. É um jogo tático, de ação silenciosa, onde o foco era um personagem, sua história e seus gráficos.

Na época, foi considerada uma das engine mais poderosa do mercado. A Konami resolveu, sem muito planejamento, adotar parte da engine para o PES. Digo parte pois, de fato, não é a FOX ENGINE full rodando no PES. Ela teve que ser toda adaptada para poder funcionar, rodar no jogo de futebol.

Tanto Metal Gear Solid, como PES, eram pra usar a engine apenas na geração PS4 / Xbox One. Mas, por força maior na Konami, tanto Kojima, como a PesTeam, tiveram que capar e muito, do jogo, para poder rodar nos ultrapassados PS3, Xbox 360. O resultado disso, todos nós sabemos.

A Engine é boa, mas é pesada. Com a saída de Kojima, não teve mais atualizações por parte da Konami, e uma engine precisa de atualização, precisa de inovação para acompanhar o mercado de games, hardware e software, que cresceu de forma rápida demais, de 2012 em diante.

A equipe da Konami, enquanto tinha que rever os códigos bases do PES 2014 cagados, tinha que ir aprendendo a mexer na engine, que era e é complexa. As coisas que eles tinham no PES 2013, não era mais possível criar de forma rápida na Fox Engine. Muitos problemas surgiram, então a Konami teve que se planejar. Decidiram focar 90% do tempo no gameplay e, de forma secundária, ir criando outros elementos do jogo.

O gigante avanço que a Engine Havok (PES 2011 à PES 2013) teve em 2 anos de desenvolvimento, com a Fox Engine se levava 3 anos para criar algo. Com uma engine mais fácil e versátil, criaria-se em 1 ano.

CHEGA

Literalmente a Fox Engine não dá mais, tanto que, todo ano, vemos a Konami prometendo e querendo fazer coisas no jogo, que quando chega no lançamento, ou na demo, as coisas não ocorrem como eles planejaram ou queriam.

Isso ocorreu no PES 2017, quando Adam disse que teríamos mescla de uniformes e não veio. E agora no PES 2019, onde foi dito que teríamos uma iluminação em tempo real e não houve. A FOX Engine está tão limitada e atrasada, que o preset de iluminação incrível do PES 2014 foi deixado de lado e usaram nessa versão um complemento de terceiros, a Enlighten.

A Konami sabe que a Fox Engine não dá mais. Já são 6 anos da engine no PES e, segundo o produtor, ela vai permanecer para sempre nessa geração. A mudança virá só na nova geração de consoles.

UNREAL ENGINE VIRÁ PARA CONSOLES

Sim, virá. Essa será a nova engine de consoles na franquia PES. Tenho essa informação e mesmo que você não acredite em mim, irei te mostrar com provas que essa será a nova engine de consoles.

Infelizmente, algumas pessoas não entendem muito bem o que falo, então para que não gere duvidas, irei explicar de forma bem detalhada. Desde o ano passado, a Konami já está mexendo seus pauzinhos com a Unreal Engine para consoles e mobiles. Essa informação, eu postei em meu Twitter, mas a pedidos, eu tive que excluir (1° prova).

Mas, você não precisa ser nenhum especialista para ligar os pontos e se ligar que realmente a Unreal Engine 4, será a nova engine de PES nos consoles. Então mesmo que você não acredite no que eu afirmo, vamos continuar as provas.

(2° prova) Essa semana, a Konami mostrou um pouco sobre o novo PES MOBILE, e citou que a Engine será a Unreal Engine 4. Hoje, a database do PES, console e mobile são uma só. Você acha mesmo que a Konami iria criar uma engine própria do zero? Algo que custa caro, leva tempo (anos) que precisa de uma equipe gigante, tudo isso pra rodar essa nova engine apenas em 3 jogos ? PES MOBILE, PES CONSOLES E Bomberman.

A empresa já vai lançar a Engine nos mobiles, testar, aprender mais sobre a Engine, fazer as transferências de arquivos (transição) da Fox para a Unreal. Afinal, criar um jogo de mobile, além de mais barato, é muito mais simples que um jogo de console.

Mais tudo bem, você ainda precisa de mais provas, certo? Então toma, filhote.

O próprio André Bronzoni cita, a versão mobile e consoles serão um só. Essa entrevista foi à IGN Brasil. Para que os jogos sejam interligados um no outro, tanto no modo Myclub, como na base que é editada, a engine precisam ser a mesma, para que os jogos “conversem” entre si.

(3° prova) Agora vamos mostrar de fato que a Konami já planeja uma nova engine para o futuro,e Kei Masuda, produtor do game, deixa bem claro que ela só chegará na nova geração de consoles.

Em entrevista ao diretor da Sony, ele disse que a nova geração não chegará antes de 2021.

Portanto, se o PS5 for lançado em Novembro de 2021, a nova engine só chegara no PES 2022. A Konami usaria a mesma estratégia da EA, em manter a geração passada com a antiga engine (Fox Ps4) e usar a nova engine apenas na nova geração de consoles. Para as empresas isso seria bom, pois faria as pessoas comprarem um novo console, justamente para jogar na nova engine, e não limitaria a criatividade dos produtores e da Unreal Engine, pois estaríamos falando de consoles bem mais potentes que um Xbox One X por exemplo.

(4° prova) Para terminar minha sessão de provas, e que PES com nova engine só será lançado na nova geração de consoles. Lembram-se quando o Adam disse que o projeto da Master Liga são de 3 anos, começando no PES 2019 ? Portanto, esses 3 anos devem mesmo ser os últimos anos de atualização de PES na Fox Engine: PES 2019, PES 2020 e PES 2021. Aí, no PES 2022, o jogo chegaria totalmente renovado, com a nova engine, e com os novos consoles.

ESTRATÉGIA CERTA

Com certeza, na minha visão, lançar a nova engine na nova geração é o correto a se fazer. Essa geração já está perdida para a Konami. Portanto, ter calma, estudar a engine, testar, testar, testar, criar, criar, criar, é o correto a se fazer, para, na nova engine, e na nova geração, chegar com tudo, metendo o pé no meio do queixo da EA.

Embora nós não saibamos o poder da nova geração de consoles, as empresas já sabem, tanto Sony, como Microsoft conversam com os produtores, dão a eles kits de desenvolvedores e, em cima disso, as empresas já criam uma base do quão longe podem chegar nos games, do tanto que podem inovar, tanto na parte gráfica, como nos fps.

A Unreal Engine é poderosa, nela já se foram feitos jogos como Hellblade: Senua’s Sacrifice, Sea of Thieves, Gears of War, Shenmue 3, entre outros. Ela é uma engine versátil, onde jogos rodam bem, desde tiro e guerra, como ação, aventura, e teremos uma estreia nos jogos de esportes com PES MOBILE.

Aqui é só uma amostra do poder da Engine, Mas lembrem-se, isso não é PES e nem é feito pela Konami.

PRÓS E CONTRAS

Obviamente, toda troca de engine, traz coisas boas e ruins. Aliás, nenhuma engine é perfeita. Com certeza, tem coisas que serão melhores na Fox engine, e tem coisas que acharemos infinitamente melhor na Unreal Engine. A começar com a leveza da engine, acredito que algo que iremos notar logo de cara, será a fluidez do game. Sabe aquela sensação de peso nos comandos, atrasos, isso tenho certeza que irá se encerrar com a nova engine.

Os gráficos, com certeza, serão fodas, isso é algo que a Konami sempre prezou, e não será diferente com a nova engine, ainda mais em uma nova geração. Lembrem-se galera, a Fox Engine parou no tempo em 2013, as engines, hoje, são bem mais avançadas.

Outra coisa que pode ser um diferencia,l é o ganhar de tempo no desenvolvimento do jogo. As ideias dos japas, as features, as novidades, poderão ser incluídas de forma mais rápida e eficaz. Como falei, toda engine traz seus pontos positivos e negativos, e isso, de fato, só saberemos quando o jogo for lançado na Unreal. Mas, analisando a história da engine, os jogos que nela já rodaram, vejo mais prós do que contras. Tem tudo para ser uma nova era para a Konami e para o Pro Evolution Soccer.

Siga-me no Twitter @GalvaniRenan e comentem bastante. Deu um trabalho da peste escrever essa matéria e reunir todas as informações.

Se mesmo assim você ainda não quiser acreditar aqui no Tio, sem problemas, ótimo. Leve isso como rumor, afinal não foi anunciado de forma oficial que a Engine virá para consoles. Portanto, mesmo que rumores se confirmem, e sei que o meu se confirmará, leve como um RUMOR, OK?

 

#PES2019

 

LEIA TAMBÉM:

FIFA19 TODOS TIMES E SELEÇÕES

 

20 comments on “UNREAL ENGINE 4 A NOVA ENGINE DA FRANQUIA “PES”

  1. Reinaldo Medeiros dos santos

    Já tá na hora mesmo de mudança quem sabe daqui 4 anos o pes volte ao topo as licenças tem que vir tb com certeza a EA não é boba e vai contratacar

    Reply
  2. Arnaldo Bastos

    Renan,vc acha que com essa nova engine o PES pode ter: Master Liga e Rumo Ao Estrelado ingual ao PES13 só q mais melhorado, jogadores no aquecimento antes dos jogos, técnico com faces Scan,sistema de controle de jogadores novo, banco de reservas Scan, Extra Campo com mais movimentado e cantos, narração muito melhor que a do Tiago do FIFA e etc???

    Reply
  3. Kenjou

    Só discordo da nova geração ser em 2021. Acho que pode aparecer antes. Rumores de sair no final do ano que vem ou até 2020 são fortes. E mais um sinal disso, é pes 19 mobile já ser unreal. Acho que somente ter unreal nos consoles em 2022 mt improvável. Visto ai a limitação total nos menus datados, modos de jogo, e até o próprio gamellay de pes19

    Reply
      1. Kenjou

        Eu sei Renan. Isso pode ter ficado subtendidopor essa declaração do kodera. Mas fato que não foi noticiado que o Ps5 sairá em 2021. Não tem nada oficial, então tudo é rumor. E por isso que falei que tem rumor forte de ano que vem ou 2020. Então minha opinião em cima disso. Acho que fox ta no limite. Não imagino eles extrairem mais de onde n tem até 2021. É isso

        Reply
        1. Renan Galvani Post author

          Sim, mas isso tbm vem de encontro, com a master liga reformular nos 3 anos seguintes, no produtor dizer q nao vem nessa geração, e no diretor dizer que ps5 nao sai antes de 2021. pra mim essa é a teoria mais valida, mas vlw man.

          Reply
  4. Mak

    Sem falar q, encontrar profissionais que saibam mexer na UR4 é mais fácil de encontrar do q pessoas que possuam ampla capacidade aprender a mexer em uma engine privada.

    Reply
  5. Guilherme

    Precisa ter cuidado com troca de Engine, a ultima troca que chegou no PES 2014 nós vimos no que deu.. sempre fico com um pé atrás com a Konami no que diz respeito a troca de engines. Assim que for lançado o novo xbox e o PS5, os jogos para as atuais geração vao deixar de ser lançados ou ainda serão lançados, igual aconteceu com o ps3 3 xbox 360??? Creio que uma pessoa normal não conseguirá comprar já na data do lançamento o PS5 e o novo xbox, ah não ser os youtubers ricos, vocês que tem blogs, dai é capaz de recebr de graça kkk

    Reply
  6. Bruno A.

    Renan porque a camisa do Cruzeiro está sem patrocínio no PES 2019 ? a camisa tinha patrocínio caixa no lançamento do jogo e depois misteriosamente sumiu;o que será que aconteceu ? será que tem a ver com a treta do Mineirão x Toca da Raposa ?

    Abraços ..

    Reply
  7. Pingback: PODCAST- ANÁLISE COMPLETA DO FIFA 19 FULL

  8. Pingback: JOGUEI PES 2019 MOBILE COM A UNREAL ENGINE

  9. Lazaro Lima

    Após ler essa interessante matéria, ficam as seguintes dúvidas: essa troca de engine possibilitará faces com expressões mais reais e menos robóticas na questão de exibir emoções? Os jogadores vão parar de entrar um no outro em lances de divididas e contato físico? Quando o jogador fizer um domínio ou tentar algum drible, a bola vai parar de entrar nele? É decepcionante ainda acontecerem essas coisas no PES.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *